3 de agosto de 2013

Semana Missionária / Pré Jornada Mundial da Juventude 2013

Oii gente! Quem me acompanha pelo instagram viu que na semana passada a minha Paróquia recebeu 45 italianos por alguns dias, para a Semana Missionária, uma espécie de Pré Jornada Mundial da Juventude. Várias Paróquias daqui da Grande Vitória receberam peregrinos de diversos países. Eu fui em uma festa julhina para mexicanos, encontrei americanos e espanhóis na Fábrica de Chocolates da Garoto e estive na organização dos italianos da minha Paróquia.
Com a ajuda do meu amigo Christian Morelato, vou contar pra vocês da experiência breve, porém maravilhosa, que foi esse contato com os italianos, o que aprendendo e vivemos nesses dias e o melhor: A amizade que fizemos e que vamos levar pra sempre em nossas vidas, mesmo com pessoas que moram tão longe da gente, mas que sempre vão estar unidas pelo carinho e pela fé! ♥

Estava aqui pensando na maravilhosa semana que tive, nos sorrisos, surpresas... receber 45 italianos que vieram para a Jornada Mundial da Juventude não foi tarefa fácil, mas uma das mais maravilhosas experiências que já tive. De vida, de amizade, de companheirismo, de união. Eles chegaram no dia 23 e partiram para o Rio no dia 26, foi rápido demais, e suficiente para se tornarem especiais.
No primeiro dia ficamos extasiados, fizemos uma calorosa acolhida para recebermos o maior grupo de peregrinos da arquidiocese. Fomos pra praça e fizemos um corredor até a igreja, todos cantando. E depois de uma missa, fomos para o café, onde eles cantaram Hits como “Ai se eu te pego” e “Bará Berê”. Kkkkkkkk ‘ sucesso garantido! Todos cantaram juntos, e ficamos ali, conversando, como se tivéssemos todo tempo do mundo, mas eles precisavam ir descansar e conhecer suas famílias acolhedoras.




Acolhida!
(Fotos com qualidades suspeitas, pois tirei com meu celular!)


Ensinando os italianos a dançar!!
(Foto por Vitor Vicente)

Então no segundo dia bem cedo, não pude ir com eles no passeio de barco e na Catedral de Vitória. Nem a Gleid . A tarde fomos almoçar com eles. Conversamos bastante, conhecemos nossos amigos Edoardo e Luca, grandes peças da história! Ah, O Filippo conhecemos no primeiro dia, o mais animado e louco, e o Gabriele também, o único que entendia e falava muito bem o nosso português. 
Seguimos com a programação para os italianos. Fomos pro projeto social, onde aprenderam um pouco mais de nossas danças e vimos uma roda de capoeira. Dei uns paranauê com Padre Ricardo, mas nada demais kkk '. Tudo na brincadeira. Então conversamos ainda mais, e a partir daí ninguém mais queria viver sem os bambinos.
A noite fomos para a nossa primeira missa em italiano e depois rolou uma festa junina. Conversamos sobre nossa rotina, trabalho, sobre a sociedade, política, as diferenças da vida no Brasil e na Itália e aprendemos um pouco mais sobre nossos novos amigos.


Após a Missa na Catedral.
(Foto por Vitor Vicente)


Almoço com o Luca e o Edoardo!


Esperando todo o mundo acabar de almoçar para irmos aos Projeto Social Dom Mauro

Aula de maculelê para os italianos.

 Capixabas e italianos!! ♥

Tutti vida loca!! HAUHAUHAUAHUAHUAAUHAUHA

No terceiro dia bem cedo partimos pro Convento da Penha, só bagunça no ônibus, a Gleid tinha um compromisso cedo e não pode ir com a gente, uma pena! Zoamos demais. Chegando lá subimos a pé, cantando, rindo. E quando chegamos todos ficaram impressionados com a paisagem e a beleza da vista, tiramos muitas fotos seguimos para a segunda missa em italiano que assistiriamos. Antes, eles conheceram a história do convento e fizeram um momento de oração cantado, bem bonito. Nessa hora a Gleid chegou! Eles fizeram uma linda e longa missa em italiano. Não participei, pois como havia chegado bem cedo com eles a fome já me dominava kkk '. Eu e os jovens da paróquia fomos comer, e ficamos ali brincando e mandando uns paranauê, enquanto a missa continuava. (PS: Eu, Gleid, acompanhei a missa toda! Fiquei encarregada de ser a fotografa durante a missa, para a Paróquia!)
Acabada a missa, reunimos os nossos amigos, cantamos descemos conversando e seguimos para o ônibus. Luca começou com a música poc poc, (pot pot como dizia) kkk '. Pois bem, fomos a Praia da Costa, eles ficaram encantados e doidos pra tomar banho, mas por questões de segurança, nada feito. Como Luca não tirava a musica da cabeça, deu a ideia de dançarmos na praia, e foi uma bagunça só, era um tal de pot pot e todo mundo feliz demais! Seguimos com a programação, já era todo mundo brother, voltamos batendo o maior papo no ônibus em direção ao almoço (eitaaa que eu tava numa fome sinistra). (PS: Mesmo com fome, fizemos muita bagunça na volta! Só, pra deixar claro! -Gleid)
Huuum, só comida boa! Eu e a Gleid sentamos á mesa com nossos amigos Lucca e Gabriele, que me fez um pedido: queria jogar futebol! Brasil x Italia. Tiramos fotos, conhecemos novas pessoas e já beirava ás 16:00 horas quando nos demos conta. Fomos os últimos a deixar o lugar, e precisávamos estar na igreja ás 17:00 horas né Gleid?! kkk ' não deu. Fui atrás do campo pro clássico do futebol, e consegui. (PS: Desculpa Cacá, não deu mesmo! Mais a gente ajudou na organização como deu, ok?! Eu ainda passei mal porque almocei muito tarde! -Gleid)
Cheguei a igreja e logo depois surge a Gleid. Arrumamos o pátio e os comes e bebes da noite. Enquanto isso nossos italianos chegavam para uma rápida celebração com o Padre Francisco, brasileiro, que reside e exerce o pároco na Itália, e veio acompanhar e cuidar dos nossos amigos. Depois disso eles seguiram para a praça em frente a igreja, que estava cheia de gente, fizeram uma roda e começaram a dançar! Foi muito lindo, e eu e Gleid no meio kkk '. (Já nos sentiamos italianos, né Christian?! -Gleid)
O futebol foi depois disso, jogamos no campo society da praça mesmo. Todo mundo, todo mundo mesmo ficou nas laterias do campo pra ver o jogo. Foi rápido, 2 tempos de 10 minutos, não podíamos demorar muito. Brasil venceu por 2 á 1, mas os italianos jogaram bem, e fizeram muito sucesso kkk '. Partimos para os comes e bebes, música, e muito samba! Um dos momentos mais lindos foi dançar poc poc e limãozinho em uma grande roda, com a comunidade, os peregrinos e os jovens da paróquia. Pena que depois disso a Gleid já se despediu, tinha um compromisso no outro dia de manhã cedo e não podia ir na ultima manhã dos nossos amigos aqui. É, o tempo passa rápido demais, só de falar sinto saudade. (Ainda fico triste em ler e editar todo esse post, que saudades!!! -Gleid)




Antes da missa e a missa no Convento da Penha (A missa foi para os 160 italianos que vieram para o ES!)


 Christian e nossos amigos italianos: Luca, Edoardo e Giovanni.

Fazendo aquela bagunça na praia! Detalhe pro calor de mais de 30º e a gente de jeans e tênis!!! =D


Na hora da foto das "seleções" todo o mundo da pracinha resolveu entrar na foto, até os que nem iam jogar! HAUHAUAHUAHUAHUAHAUHAU


Marco, Edoardo e Luca, mais brasileiros impossível!!!


Marco, Laís, Eu, Luca, Agda e Edoardo. Minha despedida :'(

 Brasil e Itália ♥


Foto tirada com o iPad sucks

Dormir depois de um dia tão maravilhoso não foi fácil. Lembrava de todos os sorrisos, das brincadeiras, das danças, dos amigos... mas tinha que acordar bem cedo no outro dia, então deitei na cama, apenas deitei, continuava a lembrar de tudo. Pela manhã lá estávamos eu e meus amigos brasileiros esperando os italianos para uma missa de envio, que não aconteceu. Ainda bem, pois aproveitamos ao máximo nossas ultimas horas com nossos novos amigos, e tiramos fotos, conversamos, comemos. Não foi preciso dizer o quão importantes eles foram pra nós, nossos olhares já diziam. Aproveitamos pra trocar presentes; eu levei alguns presentes religiosos que ganhei de pessoas importantes e que representavam muito pra mim, entreguei aos meus amigos italianos e ganhei uma pulseira da Itália, do Gabriele. Linda! Chegada a hora da partida, fomos com nossos amigos pro ônibus, entramos e começamos a cantar poc poc! kkk ' foi nosso tema. Eles retribuiram gritando "Brasil, Brasil..." e nós " Itália, Itáliaaa..." inesquecível, e triste, não nos restava mais dúvidas de que eles partiriam. Ficamos ali, dando tchau da rua e eles de dentro do ônibus, e quando os olhos não alcançavam mais continuamos ali, parados, com o pensamento coletivo: "é, acabou, vamos voltar a rotina e nos contentar com a saudade, as fotos e as lembranças." (Putz Christian, tô com os olhos cheios de lágrimas aqui com esse seu final!!! -Gleid)


Tutti vida loca! Brasileiros e italianos!!!


Christian e Filippo
Nossos queridos e amados peregrinos italianos. Podem voltar, já sentimos a falta de todos!!! ♥


Obrigada Christian, seu relato muito me emocionou e me fez relembrar desses momentos maravilhosos que compartilhamos com nossos queridos irmãos italianos, se tudo der certo, 2014 a gente tá lá na Itália!

Grazie amici italiani. Grazie per essere venuti in Brasil, grazie per tutto quello che ci hai insegnato, grazie per l'amicizia che. Tutti momento che viviamo insieme rimarrà per sempre nei nostri cuori. Sempre tornare e tornare presto. Ti vogliamo bene ♥

Quem passou por essa experiência de receber peregrinos de outros países? Como foi? Conta ai!!!
Baci. Fino alla prossima volta, ciao! ♥

2 comentários:

  1. Gleeeid! Christian aqui... parabéns pelo blog, adorei escrever ;)) Saudades dos nossos amigos. Adorei os comentários que fez kkk '

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Christian, adorei a sua participação! Outras semanas assim poderiam acontecer sempre, e sua presença aqui tá garantida! De vez em quando vou solicitar uma contribuição sua aqui no blog! Esse seu post está como entre os mais lidos daqui! Sucesso!! HAUHAUHAUAHUAHUAHAUHA
      Beijão

      Excluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Críticas construtivas e sugestões são sempre bem vindas!
Espero que tenha gostado do blog! Volte mais vezes!
Besos ;*