5 de dezembro de 2016

Não Se Apega, Não - Isabela Freitas


Oi gente! Como vocês estão?
Depois de muito tempo, vou trazer mais resenhas para o blog, então prepare-se para ver muitas resenhas e indicações de livros por aqui, essa é uma das grandes novidades desse retorno do blog (calma que lá vem mai novidades, fiquem ligados!)

Não se Apega, não - Isabela Freitas

ISBN-13: 9788580575330
ISBN-10: 8580575338Ano: 2014 / Páginas: 256Idioma: português Editora: Intrínseca

Sinopse: Desapegar: remover da sua vida tudo que torne o seu coração mais pesado. Loucos são os que mantêm relacionamentos ruins por medo da solidão. Qual é o problema de ficar sozinha? Que me desculpe o criador da frase “você deve encontrar a metade da sua laranja”. Calma lá, amigo. Eu nem gosto de laranja. O amor vem pros distraídos.
Tudo começa com um ponto-final: a decisão de terminar um namoro de dois anos com Gustavo, o namorado dos sonhos de toda garota. As amigas acharam que Isabela tinha enlouquecido, porque, afinal de contas, eles formavam um casal PER-FEI-TO! Mas por trás das aparências existia uma menina infeliz, disposta a assumir as consequências pela decisão de ficar sozinha. Estava na hora de resgatar o amor-próprio, a autoconfiança e entrar em contato com seus próprios desejos.
Parece fácil, mas atrapalhada do jeito que é, Isabela precisa primeiro lidar com o assédio de um primo gostosão, das tentações da balada e, principalmente, entender que o príncipe encantado é artigo em falta no mercado.
Isabela Freitas, em seu primeiro livro, narra os percalços vividos por sua personagem para encarar a vida e não se apegar ao que não presta, ainda assim, preservando seu lado romântico.



Acompanho a autora no twitter a muito tempo e sempre gostei do que ela escrevia em 140 caracteres, portanto, quando ela elançou um livro eu fiquei super curiosa para ler. Confesso que demorei MUITO para ler esse livro, primeiro porque fiquei com medo de comprar e não gostar, ai seria dinheiro jogado fora, coisa que no momento eu não tô podendo, quando uma amiga disse que tinha o livro e perguntou se eu queria emprestado, respondi sim na mesma da hora (Obrigada Josi! :D)

A gente tem mania de idealizar um livro pelo título, afinal, o título é o "carro chefe" do livro e eu espera que Não se Apega, Não, seria uma coisa e me deparei com outra... 
Li muita gente falando que os conselhos do livro não dariam certo para quem estava perto da cada dos 30 anos (euzinha aqui), já que a autora tinha 22 quando escreveu, mais tentei me livrar das opiniões alheiras para criar as minhas. O livro tem sim muitas ideias/conselhos legais, coisas que eu já sabia lá nos meus 17 anos e continuo sabendo até hoje (por exemplo: você deve se amar primeiro antes de sair em busca de um grande amor, contos de fadas não existem na vida real, o cara perfeito não existe...) e para garotas mais novas e inseguras em seus relacionamentos, talvez esses conselhos tenham serventia e valham muito a pena. Porém, em muitos momentos algumas coisas me incomodaram na narrativa: O fato de a personagem/narradora/autora (já que o livro é narrado em 1ª pessoa e a personagem principal é a própria autora) ficar metade do livro exaltando sua beleza física/exterior e sem entender do porque ela ser bonita e não ter arrumado nenhum namorado que presta foi uma dessas coisas... Beleza não põe mesa, como já dizia a minha mãe e isso meio que acaba com a proposta do livro que é a de não se apegar, não depender de um namorado para ser feliz. Em alguns momentos a personagem/narradora/autora se mostra muito mimada. E a vida amorasa apresentada pela personagem/narradora/autora é surpreendentemente longa, o que sinceramente me espantou um pouco.
Há outras contradições no livro e coisas que me incomodaram, mais talvez, como a autora mesmo disse, seja coisa de signo, eu sou aquariana e qualquer ideia de ter um namorado pegando no meu pé por causa do meu jeito de ser não me agrada e me faz terminar na mesma da hora, sem dó! (aquarianos = coração de pedra)


O livro não é de todo ruim, mas eu imaginava outra coisa. Talvez ele funcione mesmo com meninas mais novas, mas esse foi o caso de mais um livro que eu não me apeguei.

Não posso deixar de mencionar o trabalho visual do livro que ficou maravilhoso! Inícios de capítulos cor de rosa, tweets da autora logo em sequência, a arte da capa (que era o antigo layout do blog da Isabela) foi um trabalho muito bem feito e visualmente bonito.
Não sei se foi a edição que li (não sei dizer se era econômica ou normal), mais achei a fonte bem pequena, como leio muito a noite isso dificultava ainda mais a leitura :/


Alguém já leu o livro? O que achou?

Saiba sobre outros livros com resenha aqui no blog, clicando aqui.
Me adicione no Skoob clicando aqui



Um beijo e até a próxima!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Críticas construtivas e sugestões são sempre bem vindas!
Espero que tenha gostado do blog! Volte mais vezes!
Besos ;*