8 de fevereiro de 2015

Visitando o Centro Histórico de Vitória

Oii pessoal! Tudo bem? Hoje eu estou aqui para dar uma super dica para quem ainda está de férias ou até mesmo para os moradores do Espirito Santo!

Vista da Baía de Vitória na rua do Palácio Anchieta

Descobri a algum tempo que nos monumentos históricos de Vitória (capital do ES e cidade onde nasci) a prefeitura disponibilizou guias turísticos para contar a história da cidade e dos monumentos. Eu sempre quis fazer esse passeio só que nunca tinha feito por falta de informação. Um dia, um amigo que cursa História da Federal do ES e que já tinha feito essa visita com a faculdade me convidou pra fazer esse passeio junto com outros amigos e eu topei na hora! Foi super divertido, nada cansativo e visitamos o roteiro todo em apenas uma manhã de sábado!

O roteiro do Centro Histórico de Vitória inclui 7 patrimônios: O Theatro Carlos Gomes (1927), Igreja de São Gonçalo (1707), Catedral Metropolitana de Vitória (1920), Capela de Santa Luzia (Século XVI), Convento de São Francisco (1591), Igreja do Rosário (1765) e Convento do Carmo (1682).
De todos os monumentos que citei, só não fomos ao Theatro Carlos Gomes, mais em compensação fomos no Palácio Anchieta (sede do governo do ES).

Uma das grandes vantagens de se fazer esse roteiro é a proximidade dos locais, dá pra ir a pé de um monumento ao outro numa boa e também dá pra ir de carro, pois a Cidade Alta está bem sinalizada em relação aos monumentos.
E outra coisa super importante: Toda a visitação é gratuita e sem necessidade de agendamento prévio, mais aconselho a ficar por dentro dos sites tanto do Palácio Anchieta como no da Prefeitura de Vitória para saber da possibilidade de cancelamento inesperados das visitas.


PALÁCIO ANCHIETA
Praça João Clímaco, s/n, Cidade Alta, Centro, Vitória, ES, CEP: 29015-110.

(Foto)

Até 1759, o Palácio Anchieta abrigava o Colégio de São Tiago, conjunto que começou a ser erguido em 1570, a partir da construção de uma nova sede para a Igreja de mesmo nome, que havia incendiado.
A primeira ala do colégio foi concluída 1587, pelo Padre José de Anchieta, que morreu dez anos mais tarde sendo enterrado junto ao altar-mor da Igreja de São Tiago.
A segunda ala do colégio só foi construída 120 anos depois, de frente para a Baía de Vitória, e é parte do quadrilátero que acabou de ser erguido em 1747 e existe até hoje.
Em 1798, recuperado de um incêndio ocorrido dois anos antes, o prédio é denominado Palácio do Governo.
No ano de 1945, no aniversário da morte do padre José de Anchieta, o então governador, Jones dos Santos Neves, publica decreto nomeando a sede do Governo Estadual como Palácio Anchieta – que guarda o túmulo simbólico do padre desde 1922.
Enfrentando três grandes incêndios e várias reconstruções ao longo de sua história, o edifício é Tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1983 e em 2004 a primeira obra de restauro é iniciada.
Dois anos depois, com a primeira etapa finalizada, o Palácio Anchieta passa a abrigar apenas os setores ligados ao Gabinete do Governador.
A restauração completa do Palácio Anchieta foi concluída em 2009, quando o Governo do Estado entregou à população mais do que um patrimônio, uma parte importante de sua história e de sua identidade. Uma das mais antigas sedes de Governo do País, o Palácio está aberto à visitação pública.
(fonte)


O Palácio Anchieta tem sua própria monitoria, de terça a sábado, das 9 às 17 horas; e domingos e feriados, das 9 às 16 horas. Informações: (27) 3636-1032 e (27) 3636-1048. (fonte)

Sala do Governador

Pintura mostrando a vida de São José de Anchieta

IGREJA DE SÃO GONÇALO
Endereço: Rua São Gonçalo - Cidade Alta, Centro, Vitória, ES



No local onde hoje se encontra a Igreja de São Gonçalo, já havia, em 1707, uma capela que foi construída pela Irmandade de Nossa Senhora do Amparo e da Boa Morte, uma irmandade de homens pardos. Passados oito anos, as irmandades solicitaram permissão para construírem, no local da capela, uma igreja dedicada a São Gonçalo Garcia. Em 2 de novembro 1766, com a presença do Visitador Diocesano, padre Antônio Pereira Carneiro, e do vigário da vila de Vitória, Antônio Xavier, a igreja foi consagrada ao santo português.Na segunda metade do século XIX a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção recebeu o título de Confraria. Ela foi elevada a essa categoria em virtude de provisões do Bispo Diocesano, Conde de Irajá. Posteriormente, a Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção tornou-se uma Arquiconfraria, sendo a única a receber esse título em Vitória.Por quase duas décadas a Igreja de São Gonçalo foi sede paroquial, Matriz e Catedral de Vitória. Isso se deu por dois motivos: a desapropriação da Igreja de São Tiago e a destruição da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, que era a Matriz e Catedral, com o intuito de se erguer uma nova e maior Catedral. Por essa razão, os ofícios religiosos foram transferidos para a Igreja de São Gonçalo.A igreja tem estilo colonial com características barrocas em sua fachada e também no altar-mor, que tem entalhes em madeira pintados a ouro. Em 06 de novembro de 1948, a Igreja de São Gonçalo Garcia foi tombada como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

A Igreja de São Gonçalo fica aberta a visitação de terça a domingo (inclusive feriados) das 9hs às 17hs. A Igreja possui um monitor para guiar os visitantes. (fonte)



IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Endereço: Rua do Rosário, s/nº- Centro, Vitória - ES
(foto)

A construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi iniciada em 1765. A estrutura principal foi concluída em dois anos, com a mão de obra escrava negra. O terreno foi doado à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos pelo capitão Felipe Gonçalves dos Santos.
A igreja é afastada do núcleo original da povoação de Vitória. Seu acesso principal se dá por uma extensa escadaria voltada para o mar.Um cemitério foi construído ao lado da Igreja, garantindo um enterro para os irmãos negros, já que os cemitérios públicos não aceitavam receber negros, fossem alforriados ou escravos.
As festas dedicadas a Nossa Senhora do Rosário despertavam interesse na capitania, mas para os negros da irmandade a devoção mariana não era única. Eles prestavam culto também a São Benedito, com quem se identificavam.
No início do século XIX ocorreu o roubo da imagem de São Benedito do Convento de São Francisco. Proibiu-se a saída da imagem em procissão. A imagem, então, foi levada para a Igreja do Rosário pelos membros da irmandade e devotos do santo. Esse fato deu início aos famosos conflitos entre Peroás (os irmãos da Igreja do Rosário) e Caramurus (os irmãos do Convento).
Tombada como patrimônio histórico, a igreja mantém as características originais da fachada colonial e o frontão barroco, além do cemitério e dos ossários em seus corredores.
Ao lado, foi construída a "Casa de Leilão", que tinha o nobre exercício de arrecadar verbas para comprar a alforria de escravos.
Um pequeno museu resgata essa história, apresentando imagens e peças utilizadas pela Irmandade de São Benedito, inclusive antigas vestes e um andor que pesa cerca de 400 quilos, usados pelos fiéis durante as famosas procissões.
A Igreja Nossa Senhora do Rosário fica aberta a visitação de terça a domingo (inclusive feriados) das 9hs às 17hs. A Igreja possui um monitor para guiar os visitantes. (fonte)




IGREJA E CONVENTO NOSSA SENHORA DO MONTE DO CARMO
Endereço: Ruas Coronel Monjardim e Coutinho Mascarenhas, Centro, Vitória - ES


(foto)


O Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo foi fundado em 1682 por padres carmelitas. O conjunto era formado pelo convento propriamente dito, pela Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo e pela Capela da Ordem Terceira. Todos possuíam estilo colonial, com linhas barrocas.Dois séculos depois, o Convento do Carmo se encontrava em decadência. Devido à proibição dos noviciados religiosos de formação de padres, o Convento ficou completamente abandonado, em 1872. O edifício foi, então, assumido pelo governo, sendo utilizado em várias funções, inclusive a de quartel militar.Somente após a criação, em 1895, do Bispado do Espírito Santo, o governo devolveu o Convento para a administração da Igreja Católica. O primeiro bispo do Estado, Dom João Batista Correa Nery, ocupou o prédio com o Ateneu Diocesano, colégio que foi posteriormente transferido para o Convento da Penha, e com o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, que perdurou até a década de 1970.Durante a década de 1910, o convento passou por ampla reforma, ganhando mais um andar, enquanto a igreja conventual recebeu uma roupagem eclética com influências neogóticas. A capela da Ordem Terceira, que ficava ao lado da igreja, foi destruída. A responsabilidade das obras ficou no nome de André Carloni.



O Convento Nossa Senhora do Monte de Carmo fica aberta a visitação de terça a domingo (inclusive feriados) das 9hs às 17hs. A Igreja possui um monitor para guiar os visitantes. (fonte)

 CONVENTO DE SÃO FRANCISCO
Endereço: Rua Abílio dos Santos, 47, Centro - Vitória (ES)




O Convento São Francisco começou a ser construído no final do século XVI pelos padres franciscanos frei Antônio dos Mártires e Antônio das Chagas, a pedido do segundo donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho Filho. Além da igreja dedicada a São Francisco, a edificação abrangia  as dependências necessárias ao monastério e a Capela da Ordem Terceira da Penitência.
A esse conjunto foi acrescentado, posteriormente, um cemitério municipal, que funcionou até 1908. Próximo ao local, uma capela sob a invocação de Nossa Senhora das Neves passou a ser necrotério. A capela, em arquitetura colonial, ainda hoje permanece nas dependências do convento.
O Convento abrigou diversas irmandades, dentre elas a Irmandade de São Benedito, que se reunia na Capela da Venerável Ordem Terceira e movimentava a cidade com suas festas e procissões. Com o tempo, o Convento ficou ocioso e as autoridades civis passaram a requisitá-lo para diversas finalidades, funcionando como escola e enfermaria para atender às vitimas das constantes epidemias que atacavam a cidade na metade do século XIX.
A partir daí, abrigou diversos usos, como Orfanato Cristo Rei (1926 a 1960); Residência Episcopal (1960 a 1985); Rádio Capixaba (1963 a 1973); Colégio Agostiniano (1970 a 1976) e Residência das Irmãs Carmelitas (1981 a 1985). Atualmente abriga a Cúria Metropolitana e diversas entidades ligadas à Igreja Católica.
O frontispício, reformado em 1744 e 1784, foi o que restou do conjunto arquitetônico original do Convento São Francisco. Tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984, demarca o espaço do que foi o primeiro Convento Franciscano construído na Região Sul do Brasil Colônia.

Ruínas do antigo orfanato Cristo Rei.

Altar da capela de Nossa Senhora das Neves, que fica no pátio da Convento de São Francisco.

O Convento São Francisco fica aberto a visitação de terça a domingo (inclusive feriados) das 9hs às 17hs. A Igreja possui um monitor para guiar os visitantes. (fonte)

CAPELA DE SANTA LUZIA
Endereço: Rua José Marcelino, s/n, Centro, Vitória - Espirito Santo.



Construída em pedra e cal de ostra e coberta com telhas de barro, a Capela de Santa Luzia foi construída no século 16. A edificação é a mais antiga da capital, fica localizada na Cidade Alta e é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Erguida sobre uma rocha com traços arquitetônicos simples, o monumento pertencia à fazenda de Duarte Lemos, na sesmaria doada pelo primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho.Apresenta as mesmas características das outras igrejas do Espírito Santo: nave retangular, mais longa e mais alta do que a capela-mor.A Capela abrigou o Museu de Arte Sacra entre 1950 e 1970, e a Galeria de Arte e Pesquisa da Ufes de 1976 a 1994. Desde 1996 sedia o escritório técnico e o espaço cultural da 6ª Sub-Regional do Instituto do Patrimônio Histórco e Artístico Nacional (IPHAN).




A Capela de Santa Luzia fica aberta a visitação de terça a domingo (inclusive feriados) das 9hs às 17hs. A Igreja possui um monitor para guiar os visitantes. (fonte)

CATEDRAL METROPOLITANA DE VITÓRIA
Endereço: Praça Luiz Scortegagna, s/nº - Centro, Vitória – ES.
Telefone:(27) 3223-0590



A Catedral Metropolitana de Vitória começou a ser construída em 1920 e foi concluída em 1970. O projeto inicial era de Paulo Motta (o mesmo que projetou o Parque Moscoso) e foi se modificando com o passar dos anos, tendo recebido colaboração de vários artistas e arquitetos.
Ela ocupou o lugar onde, até 1918, havia uma igreja chamada Igreja de Nossa Senhora da Vitória, que era a Matriz da cidade. Era uma igreja de estilo colonial, que começou a ser edificada em 1551, quando Vitória ainda se chamava Vila Nova, no período do primeiro donatário da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho.
Com a criação da Diocese do Espírito Santo (1895) e a nomeação do primeiro bispo, Dom João Batista Correia Nery, a igreja recebeu o título de Catedral. Posteriormente, deteriorada e considerada pequena demais para comportar o crescente número de fiéis, foi demolida com o intuito de ser substituída por uma igreja maior, de acordo com o desejo de modernizar a capital do estado.
Símbolo da cidade de Vitória, a Catedral foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura, em maio de 1984. Destaca-se no ambiente por sua imponência e por possuir arquitetura eclética com característica neogótica. Tem como destaque os maravilhosos vitrais de suas paredes.




OBS: A Catedral está fechada para reformas até maço/2015. Atualmente a Igreja de São Gonçalo tem funcionado como Catedral. Mas fiz esse post pois de todas as igrejas citadas é a que visito com mais frequência.


Espero que com esse post vocês sintam vontade de conhecer esse meu estado lindo e a minha cidade mais linda ainda!
Qualquer dúvida sobre os passeios, o Centro Histórico ou como vir ao Espirito Santo podem me perguntar! 

Super beijo e até a próxima ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Críticas construtivas e sugestões são sempre bem vindas!
Espero que tenha gostado do blog! Volte mais vezes!
Besos ;*